terça-feira, 10 de maio de 2011

Máscaras...

"Vai esconda sua mascara,
mostre sua face,
encontre sua verdade..."



Uma das nossas atividades foi a máscara de Gesso. Para faze-lo foi necessário: gaze gessada, vaselina líquida e algodão !

A atividade foi feita da seguinte maneira...

Fomos divididas em dupla. Cada um fez a máscara na sua dupla !


A sensação que senti quando fizeram a máscara em mim não foi muito boa. Senti nervoso e agonia. Queria falar,rir e não podia, tinha que ficar o mais imóvel possível. Não dava pra ver nada.. 


Quando fiz a máscara na Brenda, foi bem melhor. Foi divertido, apesar de trabalhoso. 


Nessa atividade é preciso paciência, calma, tanto pra fazer quanto pra fazerem em você, coordenação motora,cuidado e confiança na pessoa que está fazendo.
Essa atividade é bastante interessante e divertida !










Na segunda parte da atividade tivemos q pintar nossas máscaras. Na parte de fora pintamos como a gente acha que os outros nos veem. Na parte de dentro,era pra pintar como você própria se ver.
Pra mim, a parte mais difícil foi pintar como eu me vejo.
Na parte da frente pintei cores claras (azul, amarelo), por as pessoas me acharem calma. Usei um rosa pra representar a vaidade e representei meu lápis de olho, porque estou sempre com ele. A Brenda também fez um K em alto relevo na minha máscara representando meu filho.
Na parte de dentro, botei um cor mais forte e uma mais clara, porque apesar de ser calma, não sou muito paciente e as vezes me estresso a toa, também sou muito sonhadora e delicada. Representei meu jeito meio bobona, porque quando estou com meu filho sou bastante "muleca".
Depois fizemos outra atividade sobre a "interpretação" das máscaras e o que falaram da minha foi mais ou menos o que realmente quis representar.
O que falaram da minha máscara :
-Pessoa alegre, espontânea, divertida, séria (isso nem tanto), delicada, fofa e sutil. 
Eu concentradissíma !!  =D


Gostei bastante! Foi uma experiência bem legal e uma atividade diferente do que estamos acostumadas a fazer. Além de que, as máscaras ficaram super bonitas !!  
É uma boa atividade para ser fazer em um grupo, para que cada um possa conhecer o outro melhor e até mesmo pra pensar um pouco em si próprio, como somos, nossas atitudes, pensamentos e personalidade. 





Olha como ficou a minha máscara ! Mas ainda não está pintada ! "/

































Este site ensina a fazer a máscara. Sendo que nesse caso, a máscara é feita pra usar em festas e eventos. 








http://aroda.org/docs/Relatorio_LabArte_pt.pdf
Esse site mostra um projeto onde as crianças e adolescente fazem diferentes atividades,inclusive a máscara de gesso,feito por nós. E um dos objetivos, é a inclusão social, "discutido" por nós na terapia ocupacional.
Achei muito interessante !!


O Projeto é: "PROJETO CRIANÇA- Laboratórios de Arte". 
Aqui fala um pouquinho do objetivo desse projeto: "As diferentes atividades da Associação pretendem tirar da rua as crianças e os adolescentes envolvidos no trafico de drogas e na delinquência local, oferecendo a oportunidade de uma vida melhor. Para os jovens do bairro A RODA representa o lugar onde encontrar alternativas á violência e à delinquência, oportunidades de praticar deporte, educação e formação profissional."
Vale a pena da uma olhadinha !! ;)


Análise da Atividade


1-Título: Produção e pintura da máscara


2-Materiais: água,gaze gessada,vaselina,algodão,toalha,pote,tesoura,pincel,tinta guache 
   Equipamentos: cadeira e mesa

3-Análise do material:
a)Peso:Tudo leve
b)Dimensão:Todos pequenos
c)Mobilidade:todos portáteis
d)Qualidade física:
-Textura:água,vaselina,algodão,tesoura,pincel,tinta guache-fina/ gaze,toalha-grossa
-Resistência:água,gaze,vaselina,algodão,tinta guache-fraco/ tesoura,toalha,pincel- forte
-Cheiro:todos fracos, exceto a tinta guache- forte
 e)custo: todos baixos
 f)Possibilidade de:
-adaptação:gaze,algodão,vaselina,água,tinta,toalha- não/ tesoura,pincel-sim
-reaproveitamento:Todos sim

4-Análise do equipamento:
a)Peso: todos leves
b)Dimensão: todos pequenos
c)Mobilidade: todos portáteis
d)Custo:médio

5-Procedimento:
a)Tempo de duração: mais ou menos 5 horas
b)Espaço requerido: grande
c)Etapas: 4 etapas

d)Descrição das etapas:
     1ª – Preparo dos materiais
    2ª – Confecção das máscaras
    3ª – Pintura das máscaras
    4ª – Apresentação individual e em grupo

                                                               


A-Fisicos
a)Amplitude: grande
b)Força: média
c)Distribuição dos movimentos:bilateral
d)Dominância: mista
e)Posrtura: variável

B-Psicofísicos
a)Coordenação motora:Fina
b)Tátil
-Temperatura do material:normal
-Textura do material:liso
c)Olfativo: não
d)Gustativo: não
e)Auditivo: sim
f)Visual: figura-fundo: sim

C-Psíquicos
a)atenção e coordenação:muita
b)Interesse:extrínseco
c)Raciocínio: lógico
d)Memória: imediata
e)Imaginação: muita
f)Flexibilidade: muita
g)Iniciativa: muita

D-Sociais
a)relacionamento: Grupal

Nenhum comentário:

Postar um comentário