sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Corpo

Você alguma vez já parou pra pensar e refletir sobre si mesmo?! Ja tentou se definir??? Pra alguns isso é facil, mas pra outros é meio complicado.
Muitos se definem pelo o que os outros dizem sobre ele, mas nunca parou pra pensar de como ele realmente é..

Entao...essa aula, foi mais ou menos isso !! Tivemos que desenhar nosso corpo num papel 40 quilos e dentro dele, botar coisas que nos representasse. Foram usados materiais como : Lã, roupas, retalhos, figuras, papeis, sucatas... enfim, coisas do gênero.
Era pra ser individual, mas o meu trabalho foi feito em trio. Foi o trabalho mais diferente em relação a tudo. hehehhe ( Não fizemos muito bem, o q era pra ser feito. =x)
Mas não fizemos em trio, por fazer, ou ir contra a atividade proposta. Nós três sempre andamos juntas pela facul, e compartilhamos segredos uma com as outras. Nós somos muito amigas, e o q pudermos fazer juntas, iremos fazer !! Nos divertimos muito fazendo esse trabalho...
Aii está nosso trabalho...

 
Brenda, Aninha e Eu !!

Ainda não estava totalmente pronto... está faltando a figuras que colamos. Mas vou explicar o trabalho. Fizemos nós três indo pra praia( focamos no lazer), colamos algumas figuras como cerveja, praia, diversão... E pelo nosso desenho também pode tirar conclusão, de que somos bem vaidosas, caprichosas, companheiras,animadas e descontraidas !!

Essa foi a nossa última atividade. Mais uma vez adorei as aulas e pude treinar a minha coordenação motora e criatividade, coisas que não tinha muito, mas que melhorei bastante depois que entrei na faculdade.
Nikosina é uma rádio espanhol, onde todos os radialistas, comentaristas, coordenadores são pacientes da saúde mental.

"Nikosia é um projeto de comunicação social, onde querem contribuir na prevenção da saúde mental, lutando contra o estigma que ainda carregam enfermidades mentais. Nikosia intervem através dos meios de comunicação, utilizando o rádio como meio, participando de numerosas iniciativas em rádios e televisões semanais, universidades, centros culturais e encontros artísticos em instituições psiquiátricas.
Nikosia realiza todo tipo de projetos culturais que favorezam a criatividade e expressão pessoal das pessoas afetadas ou, em algum momento, tenham sido diagnosticadas por instituições psiquiátricas."

Essa rádio foi nos apresentada pela  Daniela Ozório, uma terapeuta ocupacional, numa palestra na qual ela nos deu. Ela nos contou um pouco sobre a sua vida, o estágio que fez em Barcelona e seu envolvimento com essa rádio.  Também, foi falado sobre um restaurante, onde os trabalhadores também são pacientes da saude mental ! Muito legal esses projetos e é uma forma de combater o preconceito contra essas pessoas...


Brincando de entrevistar- P/ casa.

Depois da entrevista feita pela UFRJ, tivemos "um debate", uma conversa sobre o lazer e a utilização do tempo para ele.
E fizemos uma outra entrevista, agora individual. Com as seguintes perguntas...

-Nome:
-Idade:
-Estado Civil:
-Profissão:
-Há quanto tempo atua na profissão?
-Como escolheu a profissão?
-Qual o tempo diário e semanal de seu envolvimento com o trabalho?
-Quais são as dificuldades e facilidades da profissão?
-Você acha qua a sua atividade profissional tem impacto sobre sua saúde? Se sim, quais?
-De que forma você compensa esses impactos?
-O seu trabalho é prazeroso para você? É indiferente? Ou você realiza porque é uma necessidade?
-Qual a rotina do seu trabalho?
-Você acha que o seu ambiente de trabalho colabora para melhor realização do mesmo? Se sim, senão, porquê?
-O que é lazer para voce?
-Você tem tempo para o lazer?
-Quanto tempo você tem de lazer durante a semana?
-Quais são as suas atividades de lazer?
 
Fiz essa entrevista com a minha mãe. Ela faz salgado por encomenda e também vai pra rua vender. Ela quase não tem tempo pro lazer, pois alem do trabalho, ainda tem que cuidar da casa, fazer comida... As vezes, quando pega uma encomenda grande, ela não tem sábado e nem domingo livre. Esse tempo, varia muito. Lazer pra ela é sair, viajar, descansar, ir pra casa da minha vó e jogar buraco com os irmãos e sobrinhos!
Ela realiza essa profissão por "necessidade", pois trabalha nesse ramo há uns 20 anos e já está cansada.
 
 Gostei de fazer essa entrevista, até porque, foi mais uma conversa com a minha mãe. =D
 

Brincando de entrevistar !

O que é lazer pra você ?? Essa foi uma das perguntas feitas por nós e que muita gente pensa bastante antes de responder! 
Uma das definições para lazer: "Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias)."

Hoje saimos pela ufrj pra entrevistar algumas pessoas,de profissoes populares, sobre o seu dia a dia e pra saber o que cada um pensa sobre o lazer e se tem tempo para ele...
Fomos separadas em trio e fomos fazer a entrevista.. Entrevistamos uma faxineira, um motorista de onibus,uma segurança,  uma vendedora, e o jornaleiro.
Adoramos fazer essa atividade, todos foram educados e super legais com a gente.
A maioria das pessoas, disseram que não tem muito tempo pro lazer, tem apenas um sábado ou domingo pra poder descansar e se distrair. Alguns trabalham e estudam "ao mesmo tempo". E um dos entrevistados mal tinha tempo pra si mesmo, pois além do trabalho,e ter uma folga por semana, um parente estava no hospital e ele tinha que da assistencia a ele !

Pois bem, e qual foi a definição de lazer para eles?! Muitos disseram, que era ir pra praia, sair pra dançar e beber, passear e até mesmo ficar em casa descansando vendo televisão... já pra outros, lazer era cozinhar, arrumar a casa. Sim, cuidar da casa !! Acho, que definir lazer é complicado, pois as ocupações que irão "definir" o lazer varia de pessoa pra pessoa, pois o que pra alguns é considerado trabalho, rotina,  acham chato de fazer, outros gostam e acham prazeroso... O importante é ser feliz e aproveitar todos os momentos possíveis!! =)





quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Diversão e arte.

A arte do grafite, ainda é muito descrimidada, pois muitas pessoas nao o reconhece como arte, e sim como vandalismo, pichação. Mas, são coisas diferentes... aqui vai uma breve descrição sobre o grafite:"O grafite surgiu na na Idade contemporânea, na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Está diretamente ligado a varios movimentos, em especial ao hip hop. Para esse movimento, o grafite é uma forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente ao menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O estilo grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores do mundo.
Muitas polêmicas giram em torno deste movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artistica, e do outro, não passa de poluição visual, vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais usados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até latéx. "

Numa das aulas, tivemos que escolher um molde que representasse corpo, movimento e que relacione a terapia ocupacional. Depois grafitamos  numa camisa. Essa atividade foi bem diferente e legal.
 Mais uma vez tivemos que usar a criatividade... Teve gente que fez varios moldes em uma camisa, escreveu na camisa, desenhou livremente, entre outras.

A aula foi bem interativa, pois todos se juntaram na compra de spray e pra ajudar um ao outro pra fazer a camisa.
Adorei minha camisa, e minha irmã adorou a idéia. rs
Ela é professora e fez com essa atividade com seus alunos, com o tema "Floresta para todos", falando sobre sustentabilidade!

Eu fazendo a blusa !! =)

 O resultado final !!

Sensações.

Essa aula foi dada pelo professor e coordenador do curso de terapia ocupacional, o Marcos Vinicius. E foi muito interessante..
Ele foi sobre o corpo em relação ao meio externo, as sensações, descobertas e outras coisas mais. Nos explicou como se da a descoberta do corpo desde que nascemos, pois o bebê não reconhece seu corpo como um todo. Primeiro ele tem que se "desvincular" da mãe e assim vai descobrindo, por parte, que "aquilo" pertence a ele. O pé, por exemplo, a criança "brinca", mexe nele, como se fosse algo 'estranho', depois que descobre que faz parte do seu corpo. E com um tempo, ele vai descobrindo o corpo como um todo.

Depois foi feito uma atividade prática...
Ele separou a turma em dupla, e tivemos que observar o corpo do colega, como por exemplo a postura. Como eu já sabia, eu sou meio torta(hehe), meus ombros tem um pouco de diferença na altura, entre outras coisas.  Depois nos emprestou varios objetos diferentes, como colher de pau, escova, massageadores. E com esses objetos fizemos uma "massagem". E a massagem mudava, as vezes usavamos levemente o objeto, outras vezes era pra ser feito com mais força, e era apenas um dos lados do corpo.
No final, tinhamos que fechar os olhos e explicar a sensação ! A massagem foi até boa, deu uma sensação de "prazer", deu uma relaxada, mas no final me senti muito pesada, senti como se tivesse muitos quilos em cima de mim. E disseram que fiquei mais torta do que já sou, com um ombro mais elevado do que o outro. "/ rs


A sensação é incrivel!